×

127 dos municípios portugueses vão ter wi-fi gratuita.

casa

Cerca de metade dos municípios que se candidataram à iniciativa europeia WIFI4EU vão receber vales que lhes irá permitir alargar a cobertura de wi-fi em locais públicos sem encargos.

Os vales atribuídos estão avaliados num total de dois milhões de euros. Candidataram-se a esta iniciativa 256 municípios portugueses, sendo que 127, conseguiram que lhes fossem atribuídos vales, revela a Anacom em comunicado. Estes municípios fazem parte de um conjunto de 13 mil que a nível europeu se candidataram à iniciativa da Comissão Europeia que visa “interligar, até 2020, todas as povoações e cidades da UE dotadas de acesso gratuito à Internet sem fios em torno dos principais centros de vida pública”, tal como explicou Jean-Claude Juncker aquando do seu lançamento há nove meses.

A nível europeu acabaram por ser atribuídos 2.800 vales no valor unitário de 15 mil euros, o que significa que 21,5% dos candidatos beneficiaram da medida. Portugal acabou por ter uma taxa de atribuição bastante superior: perto de 50%.

O programa WiFi4EU foi apresentado pela comissária europeia para a Economia e Sociedade Digital, Mariya Gabriel, em março deste ano, que explicou que o objetivo era “ampliar a conectividade em toda a Europa, de modo a que esteja disponível para todas as regiões e para todos os cidadãos”.

No total, vão ser entregues 120 milhões de euros, entre 2017 e 2019, para a instalação de pontos de acesso Wi-Fi em espaços públicos, nomeadamente museus, bibliotecas, parques e praças. Os municípios podem utilizar os vales para adquirirem e instalarem equipamento, sendo depois os custos de manutenção da rede da responsabilidade desse município. A primeira convocatória desta iniciativa, cujo resultado é agora conhecido, decorreu entre 7 e 9 novembro. No início de 2019 haverá a segunda convocatória, sendo que os municípios que não conseguiram vales poderão candidatar-se nessa altura.